Acadêmica: Marília
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO
No Restaurante Barcelos.
ESTRATÉGIA , diz respeito ao
padrão de decisões e ações estratégicas
que define o papel, os objetivos e as atividades da produção.
PRODUÇÃO diz respeito aos recursos que
criam produtos e serviços. O processo da estratégia de produção é o método
usado para produzir as decisões específicas. Também não existe uma regra
a respeito de como estratégia da produção deva ser descrita. Diferente
autores possuem visões e definições discretamente diferentes sobre este
tema.(slack ET AL. 2009).
No fornecimento deve ser bem
estruturado para ter um boa divisão na hora do trabalho. Com um belo
buffet bem equipado, onde encontra-se,
as saladas, carnes,massas todas as comidas inspecionadas por uma nutricionista.
Deve ser contratados os funcionários já capacitados por cada setor, os cozinheiros
com preferência com especialização em
culinária. A qualidade dos alimentos deve ser muito rigorosa, nas datas de
validades.
A cozinha deve ser bem clara
grande, para ampla estrutura e melhor funcionamento também, investir em
equipamentos de boa qualidade.
Os garçons, serão divididos por mesas,
ele são subordinados a um gerente, que trabalha para acompanhar o desempenho de todos no restaurante, o gerente também tem
a função de recepcionar os clientes na entrada do restaurante, conduzindo-os
até duas mesas. No caixa fica alguém responsável somente por aquele setor.
Ter uma boa seleção dos
fornecedores, saber fazer as compras certas conforme sua demanda, para não
haver desperdício. Pois estoque muito alto é custo. Verificar a limpeza, já que
quem faz a comida não pode mexer com limpeza ao mesmo tempo.
Quanto á função produção entende
sua importância e determinam objetivos de desempenho, ela passa a formular
princípios que nortearão as tomadas de decisões. É estratégia de produção da
empresa. Slack ET AL. 2009,F. 60).
Slack ET AL. (2009, f.4)
acrescenta ao afirmar que “toda organização possui uma função de produção,
porque toda organização produz algum tipo de produto e , ou serviço”.
Qualquer produção envolverá um conjunto de
recursos, usado para transformar ou ser transformado em bens e serviços. A
estratégia de produção pode ser vista como parte de um processo de um
planejamento que coordena os objetivos operacionais com os mais amplos da
organização. Como os objetivos das
organizações mudam com o tempo, a estratégia de produção precisa ser modelada
para antecipar as necessidades futuras.
Manter sempre o mesmo nível
de padrão, do Restaurante sempre ser uma porção igual a outra não uma com a
mais nem a menos, isso é essencial para a verificação do custo.
De acordo com Slack ET AL.
(2009), a estratégia de produção está relacionada ao padrão de decisões e ações
estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção,
sendo uma das formas de expressar o conteúdo de uma estratégia de produção
seria por meio da identificação de propriedades de objetivos de desempenho.
Para os autores esses objetivos seriam: Qualidade; Velocidade; Confiabilidade; e Custo.
Estratégia de produção em
outras palavras, precisa em sintonia
coma estratégia competitiva da organização, isto é, se a estratégia da empresa
for por competir em custo, torna-se necessário que a sua estratégia de produção
seja direcionada neste sentido, procurando reduzir ao máximo os custos da
produção.
Já os fatores competitivos
estão relacionados ás exigências dos clientes com seguimentos de mercados
atendidos pela empresa. Estão diretamente ligados com a prioridade de cada
objetivo de desempenho.
Em algumas organizações, a
estratégia de produção será um conjunto de julgamento baseados em
conhecimentos, variáveis múltiplas, acompanhados de experiências e instituição.
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